Vídeos - Central de Conteúdos

Conversando com o NEAB: Africanidades, Arte e Matemática

Programação Especial Novembro Negro
por Portal DIEPAFRO
Publicado: 12/11/2020 - 11:48
Última modificação: 14/11/2020 - 11:49

O NEAB/UFU terá mês dedicado a visibilidade de militantes negros regionais em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Programação oferece atividades como diálogos, mesas redondas e homenagens. No mês em que se rememora a luta de Zumbi de Palmares pela liberdade e evoca a importância da Consciência Negra, as atividades da DIEPAFRO/NEAB tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância e influencia do povo e da cultura africana no Brasil, assim como para analisar o impacto que eles tiveram no desenvolvimento da identidade cultural e brasileira.

Nesta edição recebemos Janaína de Oliveira, mestra em Educação em Ciências e Matemática da UFU e professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia para conversar conosco sobre sua pesquisa que realizou um diálogo entre uma universidade e uma escola pública durante o Programa de Residência Pedagógica, que se desenvolveu para a formação inicial dos estudantes de licenciatura do Curso de Graduação em Matemática no cenário das Africanidades no processo de ensinar e aprender matemática no ambiente escolar.

Nesse processo, buscou-se superar obstáculos advindos da implementação da Lei nº.10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica. O bate papo será conduzido pela professora Cristiane Coppe de Oliveira, docente do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU e do Programa de Pós-Graduação em Educação na USP. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais, DIEPAFRO/UFU e Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm/UFU.

Africanidades, Arte e Matemática