Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: Possibilidades de Implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática (Edital Equidade Racial na Educação Básica/CEERT)

por Portal DEPAE
Publicado: 29/09/2020 - 15:10
Última modificação: 26/03/2024 - 10:53
Data de Realização: 
02/10/2020 - 00:00 até 24/09/2021 - 23:59
Público-alvo: 
Comunidade externa / Estudante UFU / Professor UFU / Técnico-Administrativo UFU
Status: 
Finalizado
Comunicação do resultado das inscrições do Edital pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), organização realizadora do fomento. Na categoria Pesquisas Aplicadas, 15 projetos foram selecionados dos 605 inscritos em todo país.

Quem será beneficiado pelo projeto?

  • Estudantes das escolas parceiras, licenciandos, mestrandos e pesquisadores

Região na qual a pesquisa será desenvolvida

  • Pontal do Triângulo Mineiro (Minas Gerais) - Região Sudeste

Descrição do projeto

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as implicações de um curso de formação pautado nas tendências da Etnomatemática e da Modelagem Matemática (em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e a lei 10639/03) na prática do professor de Matemática.

Será desenvolvido em duas etapas: um curso de formação ministrado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – NUPEm da Universidade Federal de Uberlândia e pesquisadores especialistas na temática racial. O segundo momento consistirá na implementação de ações dos professores em sala de aula, estabelecendo relações entre teoria e prática. O acompanhamento será realizado com encontros periódicos entre pesquisadores do NUPEm e professores das escolas parceiras, com o intuito de discutir a implementação das ações a partir da construção de modelos matemáticos que serão inspirados pelo conhecimento/reconhecimento da identidade negra (local e global).

Acredita-se o baixo rendimento escolar em matemática por alunas negras e negros, pode ser atribuído a falta de representatividade/identidade/ciência/cultura africana e afro-brasileira no ensino da matemática por ser evidenciado um currículo de matriz eurocêntrica e, portanto, colonizador. Pretende-se conhecer/reconhecer saberes e fazeres etnomatemáticos de identidade negra nas vertentes global e local, tecer reflexões para a prática docente e produzir material didático que auxilie o trabalho com a temática.

Requisitos: 
AnexoTamanho
PDF icon regulamento_edital_ceert.pdf624.47 KB