Livro
Publicado: 14/12/2020 - 15:27
Última modificação: 14/12/2020 - 15:29
A obra reúne pesquisas que analisam de forma crítica os discursos hegemônicos que negam a diversidade étnica e racial na sociedade brasileira. Tal concepção aparece impregnada nos currículos, conteúdos e metodologias na Educação Básica e no Ensino Superio

São apresentadas, nestas páginas, uma discussão sobre as relações entre a Ciência e suas tecnologias, o trabalho, o surgimento e a manutenção das sociedades e como estas afetam as ciências que é ensinada na escola: a-histórica e descontextualizada. Os idealizadores dessa coletânea denunciam a rigidez do currículo, o empobrecimento de seu caráter conteudista e a necessidade de dialogar com a cultura e a história africanas e afro-brasileiras como instrumento de articulação desse currículo.

Importa dizer que o presente livro é fruto de uma parceria interinstitucional: pesquisadoras e pesquisadores negras/os, membros da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/ as (ABPN), especialmente da área de Ciência e Tecnologia. Desta feita, os diferentes textos que constituem a obra são de áreas como Ensino de Química, Ensino de Biologia, Ensino de Matemática/Etnomatemática e Engenharia, desse modo, os textos apresentaram características das respectivas áreas a qual pertencem. A organização optou por estruturar os capítulos em ordem alfabética (exceto o primeiro capítulo que trata de um estado da arte sobre a invenção do racismo e o protagonismo negro no enfrentamento do mesmo) e, também, a disposição dos nomes dos autores e autoras seguiu uma ordem não alfabética, indicando primeiro autor/a e, em seguida, coautores/as.

"A despeito de uma historiografia pobre e equivocada que insiste em nos descrever, nós, cientistas negros e negras, aqui estamos. Vamos recontar nosso passado e escrever nosso presente, combatendo a invisibilidade em produção de Ciência e Tecnologia dos povos africanos e negros da diáspora. Recusamo-nos a aceitar a invisibilidade de negros/negras como sujeitos sociais e nossa redução à condição jurídica de escravizados e seus descendentes. Por isso, esta obra convida a pensar sobre nossa história, sobre os embates teóricos, metodológicos e conceituais em torno de nossas atuações. Aqui, colocamos em evidência as contendas ideológicas que insistem em nos descrever", como os próprios autores apresentam.

Referência: BENITE, Anna M. Canavarro.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, 384p.

* Contribuição do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia:

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. Matemática e cultura: a perspectiva Etnomatemática na formação inicial do/a professor/a de Matemática. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p.193-216

Para adquirir o livro acesse o site da editora: https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias

Fonte: https://lpeqi.quimica.ufg.br/n/136545-trajetorias-de-descolonizacao-da-e...