Acontece

Pesquisas aplicadas em Permanência de Cotistas e Etnomatemática são selecionadas em Edital de Equidade Racial na Educação Básica do CEERT

Projetos estão entre os 15 selecionados em âmbito nacional, dentre 605 inscritos. O edital incentiva o ensino de História e cultura afro-brasileira em sala de aula, indo ao encontro da aplicação da LDB alterada pela Lei 10.639/03
por Portal DIEPAFRO
Publicado: 23/10/2020 - 19:51
Última modificação: 18/11/2020 - 18:51
Comunicação do resultado das inscrições do Edital pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), organização realizadora do fomento.

Foi um período intenso de divulgação que resultou nas inscrições de pesquisadores das cinco regiões do país. Ao todo, foram inscritos 863 estudos. Na categoria pesquisa aplicada o número foi de 605 projetos de pesquisa, e destes 15 foram aprovados.

Dos selecionados, orgulhosamente, destacamos dois projetos da Universidade Federal de Uberlândia:

• Projeto "Construindo uma escola antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica", da Escola de Educação Básica (ESEBA/UFU), que conta com a coordenação da profa. Dra. Neli Edite dos Santos, que contam com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/8UFU) e outro;
  • Projeto "Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: Possibilidades de Implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática", do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU), que será coordenado pela profa. Dra. Cristiane Coppe de Oliveira, diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO/UFU).

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é a organização realizadora do fomento – uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa vai ao encontro da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei 10.639/03.

Em entrevista concedida para ABPN, Daniel Teixeira, diretor do CEERT, explicou que a lei inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Segundo ele, a contribuição africana e afro-brasileira para a constituição do país deveria ser valorizada como qualquer outra, mas as diretrizes para a implementação deste conteúdo não são seguidas na prática.

“Por isso o Edital Equidade Racial na Educação Básica é tão relevante. Nossa intenção é valorizar pesquisas e estudos que ocorrem na escola, apontando outra possibilidade de educação que possa ser igualitária e considerar as contribuições das matrizes africana e afro-brasileira. O edital vem com essa proposição, que é o objetivo do CEERT no seu Programa de Educação”, explicou.

Esse edital vem no sentido de trazer algumas possíveis respostas ou pistas sobre qual educação queremos. Quando a gente busca apoiar pesquisadores e quem está produzindo no chão da escola, olhamos para a prática junto à teoria. Há uma busca por insumos que contribuam para um projeto de educação igualitária, que vai além de todos terem uma vaga na escola. Além do assento físico, é preciso ter um lugar simbólico na escola do ponto de vista do conteúdo que é ensinado, tanto o currículo, quanto a formação dos educadores, elementos que o edital buscou valorizar.

Link para lista de selecionados do Edital: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/

Fonte: https://www.abpn.org.br/post/edital-equidade-racial-na-educação-básica-1

Confira a seguir, a apresentação dos projetos pelas coordenadoras profas. Cristiane Coppe e Neli Edite dos Santos.

Apresentação Projeto Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores
Apresentação Projeto Construindo uma escola antirracista: ingresso e permanência de cotistas