Projeto Arte, História e Matemática

Programação Especial Novembro Negro
Publicado: 12/11/2020 - 12:04
Última modificação: 14/11/2020 - 11:50

O NEAB/UFU terá mês dedicado a visibilidade de militantes negros regionais em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Programação oferece atividades como diálogos, mesas redondas e homenagens. No mês em que se rememora a luta de Zumbi de Palmares pela liberdade e evoca a importância da Consciência Negra, as atividades da DIEPAFRO/NEAB tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância e influencia do povo e da cultura africana no Brasil, assim como para analisar o impacto que eles tiveram no desenvolvimento da identidade cultural e brasileira.

A exposição Africanidades, Arte e Matemática, a seguir, surgiu ao longo do desenvolvimento da investigação. Com produção dos estudantes para refletir sobre o 13 de maio, com pintura de telas, inspirando em artistas negros como Rubens Valentim, Emanuel Araújo, Lois Mailou Jones, Esther Mahlangu e Monique Santos.

PROJETO ARTE, HISTÓRIA E MATEMÁTICA

Recebemos Janaína de Oliveira, mestra em Educação em Ciências e Matemática da UFU e professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia para conversar conosco sobre sua pesquisa que realizou um diálogo entre uma universidade e uma escola pública durante o Programa de Residência Pedagógica, que se desenvolveu para a formação inicial dos estudantes de licenciatura do Curso de Graduação em Matemática no cenário das Africanidades no processo de ensinar e aprender matemática no ambiente escolar. Nesse processo, buscou-se superar obstáculos advindos da implementação da Lei nº.10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica.

Os resultados foram produzidos pela observação participante das ações dos estudantes de graduação em Licenciatura em Matemática em uma escola pública municipal de Uberlândia (MG), que foi campo da execução do subprojeto Ciências da Natureza/ Matemática do Programa Residência Pedagógica. Investigou-se algumas tarefas produzidas coletivamente durante o ano letivo com os residentes, e em especial algumas de suas produções individuais com africanidades e matemática para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada.

As produções das aulas investigativas de matemática com africanidades foram estabelecidas com diferentes recursos didáticos, possibilitando compreender os impactos na subjetividade dos residentes. Tais produções permitiram aos participantes a reflexão da sua prática educativa e a aprendizagem de outros saberes, principalmente os relacionados a africanidades e matemática. Analisou-se também o movimento dos saberes docentes diante das experiências vividas na escola e nas aulas investigativas no contexto das africanidades e matemática, produzidas para o estágio supervisionado do curso de graduação em Matemática.

Os resultados obtidos revelaram a importância do desenvolvimento do trabalho colaborativo na elaboração e execução das tarefas realizadas com os estudantes e também na elaboração das produções dos residentes, contribuindo para produção de saberes e vários outros aspectos formativos dentro da temática. Como produto foi desenvolvido um livro digital no formato E-book, com os projetos e os planos de aula das atividades realizadas no decorrer do trabalho, e que estarão à disposição dos docentes para auxiliá-los na prática educativa, com foco em africanidades e matemática.

Conversamos com a profa. Janaína A. de Oliveira sobre o desenvolvimento deste projeto, acesse nosso canal NEAB UFU para conferir o bate pato completo.

Africanidades, Arte e Matemática [Novembro Negro]