Acontece

O Observatório de Políticas Públicas da UFU abriu o Edital 01/2021 de Seleção de Estudantes para Iniciação Científica

Trata-se de uma oportunidade para desenvolver o primeiro contato com a atividade de pesquisa. Serão 10 (dez) vagas para 04 (quatro) temas
por Portal DIEPAFRO
Publicado: 12/03/2021 - 11:07
Última modificação: 12/03/2021 - 11:47
O OPP/UFU é um grupo de pesquisa especializado em análise e avaliação de políticas públicas.

O Observatório de Políticas Públicas (OPP), grupo de pesquisa vinculado ao Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas do Instituto de Ciências Sociais (NUPP-INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq sob o número 7024547056904535, torna público o presente Edital de âmbito interno, para inscrição e seleção de candidatos(as) à Iniciação Científica Voluntária com vigência no período de ABRIL de 2021 a MARÇO de 2022.

O OPP se organiza em torno da realização de projetos individuais e coletivos, com atividades desenvolvidas numa dinâmica de interdependência e complementariedade, buscando qualidade na produção do conhecimento sobre Políticas Públicas, sobretudo políticas para Educação Superior. Os editais de seleção de estudantes objetivam:

• Abrir oportunidade de acesso à formação e ao treinamento em pesquisa sobre políticas públicas, possibilitando contato com metodologia, métodos e técnicas necessários à prática científica;
  • Reforçar o diálogo interdisciplinar necessário para o enfrentamento do objeto de pesquisa;
  • Reforçar as ações de pesquisa do Observatório, ampliando sua capacidade de reflexão, análise, avaliação e divulgação científicas;
  • Garantir recrutamento baseado em critérios de justiça social para que não se reproduza na prática científica os padrões de exclusão vigentes na sociedade brasileira;
  • Criar as condições preliminares de formação para o ingresso no Observatório de Políticas Públicas da UFU;

Das inscrições:

• As inscrições serão online no período de 12/03/2021 até 31/03/2021 às 23:59min;
  • Recomenda-se utilizar os navegadores Google Chrome ou Mozila Firefox e o sistema operacional Windows;
  • O (a) estudante candidato (a) deverá acessar o link https://forms.gle/PipBCub59CGWrcLL6> preenchendo corretamente o formulário e anexando o histórico escolar e a carta de intenções. A carta de intenções deverá ser redigida em até mil (1.000) caracteres com espaço e conter a resposta para a pergunta: Por que você deseja estudar a educação superior dentro OPP?

A divulgação de Comunicados Oficiais, Informações e Resultados acerca deste edital será feita pelo site https://observatorioppufu.wixsite.com/ppufu e pelas contas do observatório no Instagram (@opp.ufu), Twitter (@opp_ufu) e no Facebook (@opp.ufu).