Lançamento do Programa Institucional de Apoio à Divulgação em Escolas Públicas - PIADEP - "A UFU É PRA VOCÊ"

Programa cria projeto de extensão para informar às escolas públicas e comunidades, as formas de ingresso na Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Lei N° 12.711/2012.
Publicado: 22/06/2023 - 15:49
Última modificação: 07/07/2023 - 10:51

O Programa Institucional de Apoio à Divulgação em Escolas Públicas (PIADEP – “A UFU é para você”), do ENEM, e do sistema de reserva de vagas para pessoas negras (pretas e pardas) nos processos seletivos internos, foi institucionalizado por meio da Resolução n° 08/2020 do Consex (Conselho de Extensão), estando vinculado à Diretoria de Estudos e Pesquisa Afrorraciais (DIEPAFRO) e ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e integra a Rede de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade, tendo como foco:

I – a participação de estudantes do Ensino Médio (em especial das escolas públicas) nos Processos Seletivos de Ingresso na Universidade (educação profissional e tecnológica e ensino superior); e

II - envolvimento de graduandos em processo de formação de diversas áreas do conhecimento, na discussão e na realização de atividades que possam garantir a efetivação de políticas de ações afirmativas que viabilizem oportunidades equitárias e equânimes da população negra nos diferentes setores da sociedade, dentre eles o acesso à Universidade Federal de Uberlândia.

Considerando os objetivos do Programa apresentados na Resolução 08/2020, a saber:

I - realizar atividades em escolas públicas explicitando o papel da Universidade junto à comunidade nas vertentes do ensino, da pesquisa e da extensão;

II - ampliar o acesso de estudantes do ensino médio de escolas públicas nas atividades da Universidade oferecidas para a comunidade externa em todos os seus campi;

III - incentivar e contribuir para a elevação dos níveis de participação de estudantes de escolas públicas, das periferias (geográfica e social) nas cidades onde a Universidade possui campus, em processos seletivos de ingresso à Instituição, dentre outros.

Para marcar o lançamento do programa, uma das ações se concentra na produção de 04 (quatro) vídeos de curta duração (cerca de 3 minutos) com linguagem didática e acessível, que semanalmente serão disponibilizados nas redes sociais do NEAB. A produção foi pensada para a comunidade externa à UFU, no que se refere à indispensável construção do entendimento de quem é o público alvo da política de cotas raciais e consequentemente reduzir o índice de candidatos que inscritos na modalidade PPI não atendem aos critérios necessários para a homologação de sua autodeclaração por meio dos procedimentos de heteroidentificação, bem como o aumento do índice de candidatos pretos e pardos que têm efetivamente o direito à esse acesso. Acompanhe, curta, comente e compartilhe a série completa:

1. Cotas na UFU. Cotas para quem? (já disponível no Youtube do NEAB);

2. Autodeclaração: o que é isso? (já disponível no Youtube do NEAB);

3. O que é heteroidentificação? (já disponível no Youtube do NEAB);

4. Entrei na UFU e agora? As políticas afirmativas de permanência de estudantes.

PIADEP - "A UFU É PARA VOCÊ"/NEAB/DIEPAFRO | Cotas da UFU | EP .1 "Cotas para Quem?"
PIADEP "A UFU É PARA VOCÊ" - EP 02 "AUTODECLARAÇÃO "
PIADEP "A UFU É PARA VOCÊ" - EP.03 "O que é heteroidentificação?"